Correção de Cicatriz

As cicatrizes são marcas visíveis que permanecem após a cicatrização de uma ferida, resultando de lesões ou cirurgias. Seu desenvolvimento pode ser imprevisível, e a má cicatrização pode contribuir para cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode gerar uma cicatriz com aparência indesejada.

As opções de tratamento variam conforme o tipo e o grau da cicatriz e podem incluir:

  • Tratamentos tópicos simples;
  • Procedimentos minimamente invasivos;
  • Revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida.

A cirurgia de correção de cicatriz tem como objetivo minimizar a cicatriz para que fique mais uniforme com o tom de pele e a textura ao redor. Apesar de proporcionar uma aparência estética mais agradável e melhorar cicatrizes com má cicatrização, nenhuma cicatriz pode ser completamente apagada.

A correção cicatricial é uma cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. Os tipos de cicatrizes incluem:

  • Descoloração e irregularidades da superfície: São cicatrizes mais sutis que podem ser esteticamente melhoradas com cirurgia ou outros tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Não prejudicam a função nem causam desconforto físico e incluem cicatrizes de acne, ferimentos leves e incisões cirúrgicas anteriores.
  • Cicatrizes hipertróficas: São aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da lesão. Normalmente, são altas, vermelhas e/ou desconfortáveis e podem crescer com o tempo. Podem ser hiperpigmentadas (mais escuras) ou hipopigmentadas (mais claras).
  • Quelóides: Maiores que as cicatrizes hipertróficas, podem ser dolorosas, causar coceira e enrugar. Estendem-se além das bordas da ferida original e são mais comuns em áreas com pouco tecido adiposo subjacente, como rosto, pescoço, orelhas, peito e ombros.
  • Contraturas: Cicatrizes que restringem o movimento devido à fusão da pele com o tecido subjacente. Podem ocorrer após grandes perdas de tecido, como queimaduras, e se formar em articulações, afetando dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.

O tipo de cicatriz determinará as técnicas que o cirurgião plástico usará para suavizá-la.